Trombetas de Jericó

Voltar

Josué

Jericó: 5.10-6.27

Tradução de Ivo Storniolo

Os israelitas ficaram acampados em Guilgal e celebraram a Páscoa no dia catorze do mês, à tarde, na planície de Jericó. No dia seguinte à Páscoa comeram dos produtos da terra, pães sem fermento e grãos tostados, nesse mesmo dia. O maná cessou no dia seguinte, quando comeram dos produtos da terra. Os israelitas não mais tiveram o maná. Naquele ano comeram dos frutos da terra de Canaã.

Estando próximo de Jericó, Josué levantou os olhos e viu que à sua frente estava um homem em pé, com a espada desembainhada na mão. Josué foi até ele e perguntou: “És a nosso favor ou a favor dos nossos adversários?”. Ele respondeu: “Não, sou chefe do exército do Senhor, e acabo de chegar”. Então Josué prostrou-se com o rosto poe terra e o adorou. Depois perguntou-lhe: “O que diz o meu Senhor ao seu servo?” O chefe do exército do Senhor respondeu a Josué: “Tira as sandálias dos pés, pois o lugar em que pisas é sagrado”. E Josué assim o fez.

Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos israelitas. Ninguém saía e ninguém entrava. O Senhor disse então a Josué: “Vê, eu estou entregando em tua mão Jericó, junto com o rei e seus guerreiros. Vós, todos os homens de guerra, rodeai a cidade dando uma volta ao redor da cidade; assim façais por seis dias. Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifre de carneiro diante da arca. No sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas. Quando derem um toque prolongado, quando ouvirdes o som da trombeta, todo o povo lançará um grande grito; o muro da cidade virá abaixo, o povo subirá, cada um à sua frente”.

Josué, filho de Nun, convocou os sacerdotes e disse-lhes: “Levai a arca da aliança; e ste sacerdotes levem sete trombetas de chifre de carneiro na frente da arca do Senhor”. E disse ao povo: “Passai e rodeai a cidade, e quem estiver armado passe à frente da arca do Senhor”. E aconteceu conforme Josué ordenara ao povo. Sete sacerdotes com sete trombetas de chifre de carneiro passaram à frente do Senhor e tocaram as trombetas. A arca da aliança do Senhor seguia atrás deles; quem estava armado ia na frente dos sacerdotes que tocavam as trombetas, e a retaguarda seguia atrás da arca. Marchavam e tocavam as trombetas. [paralelo: vaso Chigi: a falange]

Josué ordenara ao povo: “Não griteis nem façais ouvir a vossa voz e que nenhuma palavra saia da vossa boca, até o dia em que eu vos disser: ‘Gritai’. Então gritareis.

A arca do Senhor rodeou a cidade contornando-a uma vez. Depois voltaram ao acampamento e ali pernoitaram. Josué levantou-se de madrugada, e os sacerdotes levaram a arca do Senhor. Os sete sacerdotes que levavam as sete trombetas de chifre de carneiro estavam na frente da arca do Senhor, andando e tocando as trombetas. Quem estava armado ia na frente e a retaguarda seguia atrás da arca do Senhor. Marchavam e tocavam as trombetas.

No segundo dia rodearam a cidade uma vez e voltaram ao acampamento. Assim fizeram por seis dias. No sétimo dia madrugaram ao romper da aurora e rodearam a cidade sete vezes, conforme o mesmo ritual; somente naquele dia rodearam a cidade ste vezes. Na sétima vez os sacerdotes tocaram as tromebtas e Josué disse ao povo: “Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade. A cidade e tudo o que nela houver será consagrado ao extermínio em honra do Senhor. Somente Raab a prostituta será conservada com vida, bem como todos os que estiverem com ela em casa, porque escondeu os mensageiros que enviamos. Quanto a vós, cuidado com as coisas consagradas ao extermínio, para que, tendo-as consagrado ao extermínio, não as tomeis; pois tornaríeis o acampamento de Israel consagrado ao extermínio, acarretando-lhe a desgraça. Toda a prata, ouro, objetos de bronze e de ferro swerão consagrados sao Senhor, e destinados ao tesouro do Senhor”.

O povo lançou o grito e tocaram as trombetas. Ao ouvir o toque de trombeta o povo lançou um grande grito e a muralha da cidade veio abaixo; o povo subiu para a cidade, cada um à sua frente, e tomaram a cidade. Consagraram ao extermíneo tudo o que havia na cidade: homens e mulheres, jovens e velhos, vacas, ovelhas e burros. Passaram tudo ao fio da espada.

Josué disse então aos dois homens que haviam explorado a terra: “Ide à casa da prostituta e tirai-a de lá com tudo o que estiver com ela, conforme lhe jurastes”. Os jovens exploradores foram e tiraram a Raab, junto com o pai, a mãe, os irmãos e tudo o que ela possuía; tiraram também todo o seu clã e os deixaram fora do acampamento de Israel.

Quanto à cidade, incendiaram-na juntamente com tudo o que nela havia; somente a prata, o ouro, os objetos de bronze e de ferro destinaram ao tesouro do Senhor. Josué conservou a vida de Raab, a prostituta, bem como a família de seu pai e tudo o que ela possuía; e ela permaneceu no meio de Israel até o dia de hoje, por ter escondido os mensageiros que Josué enviara para explorar Jericó”.

Naquele tempo Josué fez um juramento: “Seja maldito diante do Senhor o homem que se levantar para reconstruir esta cidade de Jericó: que os alicerces lhe custem o primogênito e as portas lhe custem o caçula”.

O Senhor estava com Josué e sua fama corria por toda a terra.

Fonte:https://www.fflch.usp.br/dh/heros/traductiones/biblia/antigotestamento/josue/jerico.htm

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode